55 11 4533-0464 55 13 3367-1303

Jundiaí, que já foi Terra da Uva, hoje é da logística!

NEGÓCIOS Jundiaí vem despontando como uma das principais cidades do país para investimentos

30 de Maio, 2021 às 3:02

 Nathália Sousa

 

Jundiaí molda-se, ao longo do tempo, às demandas mundiais e à nova realidade exigida durante a pandemia. Já foi Terra da Uva, da Indústria, com grandes têxteis, alimentícias, mas hoje vem se destacando na produção de componentes eletrônicos e, sobretudo, na logística.

EXPORTAR MAIS

CEO da Contrail, empresa que opera o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU), Rodrigo Paixão diz que o volume alto de importações é perceptível. “Notamos um aumento no volume e procura pelo atendimento a processos de importação não só em 2020, mas também nos primeiros meses de 2021. Atualmente, a Contrail tem trens diários entre o TIJU e o Porto de Santos, além das operações com caminhões que realizamos do Porto do Santos até os clientes de Jundiaí e Região.”

Paixão conta que percebe também expansão na exportação e na cabotagem, quando um navio navega entre um porto e outro próximo à costa, e por isso o TIJU terá ampliações para atender a demanda. “Estamos investindo na pavimentação e expansão das nossas áreas de armazenagem no TIJU, visto que, além do crescimento dos volumes de importações, projetamos para o segundo semestre um aumento expressivo na demanda de cabotagem e exportação”, explica ele sobre o projeto da empresa que investirá em equipamentos e contratação de novos colaboradores.

IMPORTAÇÕES

Com mais de R$ 3 bilhões em importações, Jundiaí foi a terceira cidade de São Paulo e a oitava do Brasil que mais importou em 2020. Jundiaí, no estado, fica atrás apenas da Capital e de Paulínia, mostrando que a cidade vem se tornando cada vez mais importante para a economia de São Paulo.

O valor de exportações, no entanto, teve uma leve queda no ano passado em relação a 2019, fechou 2020 como a 104ª dentre as 5.570 cidades do Brasil, mas deve ser retomada em breve. Estes dados são levantados pelo economista Mariland Righi, da Delta Análise de Cidades.

 

Veja a matéria completa em https://www.jj.com.br/jundiai/2021/05/123979-jundiai-que-ja-foi-terra-da-uva-hoje-e-da-logistica.html

Leave A Comment